terça-feira, 21 de novembro de 2017

O papel da ciência no mundo da pós-verdade

O papel da ciência no mundo da pós-verdade

Stefane Pontes
Guilherme Gonçalves
Hosana Santos
Maria Rilane
Rebeca Andri
Rebeca Borges
Rebeca Rodrigues
Taize Rodrigues
Thays Gabrielle

Resumo: Neste artigo estará sendo tratado sobre os conflitos em que o mundo vem passando a certa de encontrar onde realmente está a verdade, se  é seguro acreditar  nas pesquisas comprovadas cientificamente ou então optar por seguir a grupos manifestantes que afirmam que todas essas teorias foram criadas de artimanhas usadas pela alta elite governamental em  função de gerar lucro em cima da sociedade e criar uma relação de dependência.  Vale lembrar que também será discutido a evolução de certa forma da humanidade, onde não havia como fazer  testes científicos  para comprovar certas teorias como nos tempos mais remotos, tinham apenas as palavras de parentes, amigos, líderes ou alguma pessoa que impusesse  uma influência  sobre a sociedade, tornando suas palavras uma verdade e cada vez mais a se espalhar no mundo, com os avanços intelectuais novos pensadores foram se desenvolvendo  tornando capaz de sentir mais segurança no que era afirmado, mas sempre tem aqueles que gostam de discordar e mais precisamente em 2016 foram se agravando, e novas teorias foram criadas mobilizando grande parte da população.

Palavra chave: Ciência; pós-verdade;

Abstract: In this article it'll be discussing the conflicts in which the world has been passing for the right way to find out where the truth really iswhether it is safe to believe in scientifically proven research or to choose to follow demonstrating groups who claim that all these theories were created by tricks used by the high governmental elite in order to generate profit on the society and to create a relation of dependence. It is worth remembering that the evolution of humanitywhere there was no scientific test to prove certain theories as in the old times, only had the words of relativesfriendsleaders or any person who had an influence on the societymaking their words a truth and each and more is spread in the world, with the intellectual advances new thinkers  went developing  making them able to feel more confident in what was statedbut there are always those who like to disagree and more precisely in 2016 were worseningand new theories were created mobilizing much of the population. 

Introdução: Segundo dicionário Oxford, pós-verdade, foi eleito o termo do ano 2016. Há tempos , observa-se que , a cada dia , surge uma nova "descoberta" do que já houve uma comprovação, nela envolvida, análises clínicas , cientistas, experiências, e anos de estudo para provar  o que a ciência procura entender. Porém, algumas pessoas insatisfeitas com o que a ciência diz, decide criar uma ideia, acrítica e superficial, acreditando na sua lógica desfazendo no que foram décadas de estudo para se concretizar.
Um dos principais assuntos comentado atualmente é a questão da pós verdade na ciência física, onde pessoas sem a mínima capacidade e qualificação , argumentam que a terra na verdade é plana, consequentemente convencendo um público e conseguindo vários seguidores nas suas redes sociais. A banalização do que a ciência afirma não só afeta a ciência física, como também a ciência na medicina, há muitos anos , quando um paciente descobria que tinha um câncer , considerava-se praticamente com dias contados. Com isso a medicina procurou formas, tratamento , medicações , para combater a doença, a quimioterapia e a radioterapia é o tratamento mas indicado pelo os médicos , juntamente com a alimentação pode-se alcançar um bom resultado Porém,  alguns revolucionários da medicina confiando nas suas lógicas, aconselham o abandono dos tratamentos tradicionais , mandando pacientes optar por dieta alternativas e bicarbonato com limão , essas "verdades" tem se tornado verdades absolutas na cabeça de uma boa parte da população ,  dando razão mais ao senso comum do que a verdade científica

Desenvolvimento: No mundo da pós verdade, pode-se dizer que se tornou normal a aplicação do conceito, senso comum. O senso comum nada mais é, a maneira que uma pessoa tem de pensar , marcado pelo fato de não ter uma comprovação cientifica , analises, métodos, para provar que há uma verdade comprovada. Geralmente se baseiam em historias antepassadas, tradições e crenças, ou uma pessoa individualmente , espalha algo que a acredita , cria sua tese e acaba tendo uma repercussão social.

O senso comum é muito ligado ao conhecimento empírico, que se fundamenta no que é observado, acredita-se que deduzindo o que está ao redor pode ter- se uma
idéia, como é citado como exemplo a cerca do sol que acreditaram por muito tempo que o sol gira em torno da terra e ao observar, viu que a terra gira em torno do sol, isso pode ser exemplificado como conhecimento empírico, ligado totalmente ao senso comum.
É normal, nos depararmos  com pessoas que afirmam com tanta certeza uma verdade sobre uma situação , porque geralmente as pessoas que tem características ligada ao senso comum são persuasivas, más suas idéias e teses sempre terão características , vagas e superficiais , não haverá fundamentos , nem comprovações,e na maioria dos casos estarão desmentindo uma verdade comprovada .
O senso comum, acompanhando da pós verdade desde sempre, e sempre vai estar incluída. Pessoas, que acham que suas verdades são absolutas, levam um grande numero de outras pessoa acreditarem, por isso é normal vermos em redes sócias, um grande numero de seguidores e curtidores  desses indivíduos.
Como já foi previamente citado, a pós verdade é um agrupamento de situações onde os interesses emocionais e as convicções pessoais têm mais valor que os fatos concretos. O termo pós verdade foi criado no ano de 1992 pelo Dramaturgo Sérvio Americano chamado de Steve Tesich, por ter ganho um imenso destaque em todo o mundo, tanto na mídia quanto nas redes sociais, a universidade de Oxford elegeu como o termo que define o ano de 2016.
Segundo as pesquisas do Dicionário Oxford foi detectado o aumento de 2000 % do uso da palavra pós verdade. O motivo da palavra pós verdade ter sido utilizada tantas vezes no ano de 2016, é que nesse ano foram tomadas muitas decisões políticas,importantes no cenário mundial,como por exemplo o Brexit, que foi a saída do Reino Unido da União Européia e a eleição de Donald Trump. Essas decisões
foram tomadas pela população em geral. O que chama a atenção nesses dois acontecimentos é que eles foram marcados por inúmeras mentiras, uma dessa mentiras foi quando Donald Trump acusou o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,de ter fundado o Estado Islâmico.
Muitos teóricos afirmam que a pós verdade está tão presente em nossas vidas que já podemos dizer que vivemos na era da pós verdade, o mais impressionante sobre a pós verdade é que ela sempre existiu, mais as redes sociais ampliaram  imensamente o alcance delas, tornando cada ser humano um propagador em potencial de rumores que se tornam "verdade" de tão repetidos .
Com isso novas teses estão sendo criadas afim de ocultar a verdade, pois esse é o papel da mesma. Com o objetivo de se beneficiar estão falseando dados que já foram comprovados cientificamente e inventando informações sem fundamento, e ainda assim tem conseguido manipular pessoas que não tem conhecimento, com notícias falsas e sem sentido. As falsas notícias que vem surgindo no decorrer dos anos tem feito com que a verdade perca a credibilidade, pois não está sendo valorizada por muitos, e assim tem causado grandes prejuízos e dúvidas infinitas.
A falseabilidade é a hipótese ou teoria que poder ser verdadeira mas podem ser mostradas como falsas. Isso é muito importante na ciência e foi criado por Karl Popper no ano de 1930 no século XX. Popper criou essa teoria depois que ele reparou que existem dois tipos de enunciados importantes para os cientistas. Para comprovar que as teorias podem ser verdadeiras ou falsas é necessário que tenha um experimento ou observação e o resultado implique a falsidade da asserção. Segundo as teorias de Karl Popper a ciência não se baseia na indução e nem os cientistas começam com observações e depois tem uma teoria geral. Pelo contrario os cientistas primeiro propõem uma teoria, apresentando uma hipótese ainda não confirmada, e depois fazem comparações e observações pra ver se vão passar nos testes. Se o teste for negativo, os cientistas  tem que procurar algo novo e esse teste se torna falsificado. Mas se o teste for de acordo com a teoria, ele se tornara uma verdade provada e os cientistas terá que mantê-la, mas será como uma hipótese. Essas teorias cientificas são impostas como hipóteses e elas são trocadas quando são falsificadas. As teorias são falsificáveis mesmo que não possa se provar. Podemos ter como exemplo as Leis de Newton que provou onde os planetas aparecem nos momentos certos, e isso significa que se as previsões dele fracassam, podemos ter certeza que a teoria poderá ser falsa. Mas a astrologia nos mostra que isso é claramente errado.
Com o passar dos anos foi se aprimorando a ciência, a palavra ciência vem do latim “scientia”, essa palavra no latim significa saber, então subtende-se que a palavra ciência está interligada ao saber, ou seja, ter conhecimento amplo e profundo em alguma coisa.
A ciência que divulgamos, é uma coisa que se chama método científico, de uma maneira bem simples, podemos dizer que o método científico resume em uma observação do mundo, que te faça ter hipótese, possibilidades do porquê daquilo acontecer, com isso é necessário experimentos para verificar ou descartar essas hipóteses. A partir da análise desses experimentos, chegamos a uma conclusão, essa conclusão pode ser uma teoria, uma lei, ou apenas um aprendizado, que aquilo não funciona de acordo com os seus experimentos. É um estudo feito seguindo métodos científicos, todo e qualquer conclusão é válido desde que ela possa ser reproduzido por outros cientistas, seguindo por mesmos métodos. É por isso que as revistas científicas sérias que usamos de fontes usa um processo chamado revisão por pares, que nada mais é do que a revisão de um estudo feito por especialista daquela área, que atesta se o artigo é, ou não válido, para somente assim ser publicado. Uma grande descoberta não surge da noite para o dia, e o caminho percorrido para alcançarmos grandes resultados passa pelos pequenos passos da pesquisa básica, e todo trabalho ardo dos cientistas ao redor do mundo inteiro, faz parte desse conjunto para alcançar esses resultados.
Fazer ciência não é nada simples, para chegar ao que chegamos hoje, com curas de doenças e avanços tecnológicos considerados impossíveis para as pessoas do passado, teve muita gente trabalhando duro pra provar cientificamente que tudo isso era possível. Por isso é tão importante sempre tomar cuidado com as nossas fontes de informações falsas sem provas científicas, porque diferentemente da pseudociência na ciência nosso desejo, não se transforma em teoria e fatos apenas nossos achar se transforma em evidências depois de ter sido revistos e reproduzidos por especialistas independentes ao setor de todo o mundo, a ciência não é apenas conhecimento ou passo a passo para uma descoberta, a ciência é um convite para quem se interessar em descobrir os mistérios da natureza.
Dentro da pós verdade são destacadas várias teorias, como a teoria da terra plana e a teoria da cura do câncer, essas teorias estão ligadas diretamente ao conceito da pós verdade pois elas defendem coisas fora do que já se foi comprovado. Como por exemplo,a teoria da terra plana que é contra a comprovação de que a terra é redonda , e a teoria da cura do câncer que diz que o câncer pode ser curado com o uso do bicarbonato de sódio, que estão fora do comum em relação aos estudos realizados sobre o câncer.
Para entender melhor sobre essa teoria da terra plana, precisamos voltar no começo de tudo como ,por exemplo, o Geocentrismo que é a forma mais antiga para a explicação do formato da terra, afirma que o Sol, a lua e todas as estrelas giram em torno de uma superfície plana e circular  que se encontrava no céu, foi criada pelo grego Claudio Ptolomeu, um astrônomo. Essa teoria era apoiada pela igreja católica por acreditarem que alguns textos bíblicos afirmavam essas condições.
 Embora essa teoria tivesse sido praticamente esquecida, ha duas décadas atrás um grupo intitulado " terraplanistas" fazem com que voltem a considerar essa idéia de ser plana e circular. A mais importante agência sobre esse assunto a Flat  Earth Society criada por Samuel Shenton, depois de passar muitos anos sem funcionamento voltou a ativa em 2004.
Essa pós-verdade tem atingido uma grande mobilização nas redes sociais através de algumas páginas, a pagina que conseguiu um maior alcance foi  "A Terra é Plana" (no Facebook) com mais de 90.000 seguidores.
Alguns dos argumentos mais usados pelos adeptos à essa teoria são:
A) O movimento da Terra nunca foi provado. A teoria da relatividade foi inventada para tentar solucionar esse problema.
Conclusão: uma teoria sem validação e que depende de pressupostos não é prova do fato e, por isso, podemos concluir que não estamos realmente em movimento. Movimento só é útil para descrever fenômenos nunca observados objetivamente.
B) Água nunca foi observada se moldar ao redor de uma esfera ou formato externo de qualquer objeto sólido.
Conclusão: água não se comporta assim, logo água não pode fixar em uma esfera. Gravidade é apenas uma teoria que busca justificar outra teoria, a teoria do globo. Na nossa Terra plana, dispensa-se teorias porque água é nível e todos podem observar e reproduzir.
C) Não existe imagens reais do globo do espaço. Todas as "fotos" do globo são apenas várias imagens moldadas ao redor de uma esfera.
Conclusão: há espaço para essa hipótese na ciência formal? Sim. Temos geofísicos e físicos com doutorado ou em processo de conclusão de doutorado que já assumiram o fato de que a terra é plana[i].
Contudo, já foi citado que essa teoria tinha sido praticamente esquecida com o surgimento de novos filósofos/cientistas com novas teorias e explicações a respeito do formato da terra. A tese do formato ser redondo chegou bem antes da nasa. Em um livro chamado Do céu, Aristóteles já apoiava que acreditassem que a terra fosse esférica, baseando-se nas mudanças de organização das estrelas de acordo com a posição da Terra, "na sombra circular de nosso planeta durante eclipses lunares e até na semelhança entre elefantes de regiões distantes." [ii]Após alguns séculos, entre 1519 e 1522 Fernão de Magalhães trouxe uma nova descoberta para afirmar o que já era esperado, e além de trazer mais facilidade as navegações com novas rotas marítimas, com a primeira circum-navegação do globo mostrando a esfericidade da Terra mesmo que Fernão de M. não tenha sido morto atingido por uma lança envenenada. Sobre a teoria do heliocentrismo, que afirma que a terra e todos os astros giram em torno do Sol, mais umas da possíveis comprovações capazes de certificar o formato do mundo,  Galileu Galilei foi muito importante para comprovar tais argumentos, em 1609 começou a observar os astros e a teoria heliocêntrica ficou mais forte através de suas descobertas. 
Galileu, Kepler e Newton eram enunciados como pioneiros de Copérnico, que falavam sobre a posição dos planetas no sistema solar, em 1687 Newton publicou uma lei, lei da Gavitação Universal.
A lei explica a influência gravitacional ( a força de atração exercida entre as massas de dois objetos) entre corpos espaciais, como entre a Lua e a Terra e os planetas que compõe o Sistema Solar ( orbitando ao redor do Sol). Segundo apontou Newton, dois corpos se atraem segundo uma força que é diretamente proporcional a suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.[iii]
Com todas essas comprovações ainda sim existem pessoas que custam a acreditar, mas agora só cabe a cada um observar atentamente a todas as informações possíveis sobre esse assunto e escolher se acredita em grandes cientistas e filósofos ou em pessoas que usam de argumentos superficiais como provas de seus argumentos.
Não só como a terra plana mas, muito se tem discutido sobre á pós verdade, ela está por toda parte inclusive no meio da medicina onde notícias falsas,  como a de que  a cura do câncer pode ser obtida com bicarbonato de sódio, a teoria inventada por um italiano logo viralizou e consequentemente causando vítimas como uma militar britânica "Naima" que morreu após esse tratamento.
Assim como a cura do câncer através de uma boa alimentação embora não tenha nenhuma comprovação de êxito, eles afirmam que se manter uma boa alimentação você retarda o desenvolvimento das células cancerígenas.
Sim a alimentação pode ajudá e muito mas sem a quimioterapia ela é em vão, e o que afirma outros médicos que são contra essa prevenção.
Existe médico e pessoas que se relatam entendedores da ciência, que afirmam que a CFM[iv] não permite que falem a verdade para o povo da verdadeira cura do câncer pós podem ser punidos  por não andarem na linha.  eles afirma que o câncer tem cura sim e é simples conquistala naturalmente basta beber um suco de  babosa três vezes ao dia assim ele elimaninara a células cancerosas malignas por atuar como um alto cicatrizante regenerador que regenera a células e as fortalece. Há relatos de pessoas que fizeram esse tratamento e informam que estão muito bem que está surgindo efeito, existe um livro de Frei Romano Zago "Câncer tem Cura" onde o autor relata os poderes milagrosos que a babosa têm e afirma seus benefícios. Porém essa fórmula pra a cura do câncer ainda não é vista pela ciência. Eles tem por defesa que a medicina so faz quimioterapia pra se beneficiar a si próprio pós eles acabam lucrando muito com tanta gente em seu tratamento e assim os  faz tomar remédios desnecessário so para tirar mas dinheiro do povo e permanecer lucrando.
Mas alguns afirma que esses qye relatam milagres por meio natural so querem ganhar atenção e quebrarem a ciência, qual e verdade ou pós verdade cada um de nós tiramos nossas conclusões mas sempre e bom lembrar que a ciência tem provas do que afirmam funciona.


Conclusão: Assim, sabendo que a uma grande  tendência de surgir novas teorias sobre a ciência física ou medicinal, podemos concluir que a pos-verdade vem daqueles que tentam distorcer algo que já está comprovado por outra pessoa ou instituto, que com provas muito mais claras afirma a existência ou não de algo, citados no texto acima,sobre a  terra plana e a cura do câncer. Mas será que podemos associar essa explosão de informações e de novas teorias com o fácil acesso das pessoas a sites? Que pregão essa tal  "Verdade", será que Internet tem colaborado pra o surgimento dessas  pessoas? Que criam muita das vezes suas teorias atraem milhares de pessoas, que acabam se tornando refém de idéias superficiais que não têm provas concretas, que estão ali na verdade pra serem a possível esperança de uma nova verdade? Diante disso precisamos sempre lembrar que nem tudo que é exposto na Internet em sites, blog ou até no YouTube é algo verdadeiro e comprovado,existem pessoas de mal caráter que simplesmente lançam suas idéias da verdade que nem ele sabe se e verdade ou não, precisamos está atentos sempre e não acreditar em tudo que vemos, exigir provas sempre é bom. A ciência é um exemplo totalmente contrário deles tudo feio nela e por ela tem provas concretas nada é simplesmente feito da noite pro dia ,são anos de estudos para trazer à nós a resposta certa sobre a verdadeira verdade.


Referências de videos:

Referências de sites:
http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41261724

Nenhum comentário:

Postar um comentário