sexta-feira, 24 de novembro de 2017

ATIVISMO E REDES SOCIAIS
Ana Karine Cerqueira
Alisson Dos Santos
Érica Nascimento
Fábio Júnior
Laís Fernanda Cardoso
Jeane Dos Santos
Matheus Cerqueira
Ycaro Ferreira
 
RESUMO: Este artigo trata-se de uma analise que tem com objetivo, mostra as possibilidades de exercer o ativismo político através das redes sociais, sendo elas através de sites, blogs etc. Trazendo também a realidade dos movimentos sociais que e bastante dinâmica e nem sempre as teorias acompanha o dinamismo da sociedade.
PALAVRAS-CHAVES: Ativismo, ativismo político, redes sóciais, movimentos, ideologias, manifestações.
ABSTRACT: This article is an analysis that aims to show the possibility of exercising political activism through social networks, such as through websites, blogs, etc. Bringing also the reality of social movements that is quite dynamic and not always the theories accompany the dynamism of society.

INTRODUÇÃO: O ativismo político é considerado qualquer tipo de manifestação política, seja ela em grupo ou individual.
Se alguém ou um grupo de pessoas se propor a lutar por uma determinada causa, é considerado ativista.
Feministas, LGBTS são considerados uns dos maiores ativistas da atualidade, mas não são só eles que lutam por sua igualdade ou direitos, encontra-se também religiosos, negros, e muitos outros nas ruas protestando e buscando aceitação da sociedade.
Mas essas manifestações não são encontradas só nas ruas, hoje em dia para chamar o maior número de pessoas para um protesto são usadas às redes sociais, e até mesmo para protestar usa-se elas.
Dessa forma surgiu o Ciberativismo, que significa ativismo nas redes sociais, onde pessoas fazem grupos, páginas, compartimentos e hashtag para defender e divulgar qualquer ação, seja ela política, socioambiental.
 
CONCEITO DE ATIVISMO
 
O ativismo e redes sócias vem tomando grande proporção através da globalização e a informatização, que a cada dia vem só aumentando na sociedade, os movimentos sociais em diversos  países, inclusive aqui no  Brasil se diversificaram.
Nota-se que as redes sociais facilitam de maneira proporcional, o  contato direto e indireto entre as pessoas. Se transformando em um grande e importante meio  de divulgação e comunicação para a sociedade, podendo expressa suas ideologias e opiniões em prol  do mesmo motivo, podendo ser através de  protestos ou passeatas. É importante deixa bem claro que  o ativismo não está somente relacionado a esse tipo de acontecimento. O termo ativismo tem duas características uma delas e que associa-se de acordo com um tema ou ideologia especifica. Já a outra é o ativismo  que normalmente exercido como um meio de ciberativismo. Temos ainda o ativismo judicial, que e basicamente uma  legitimação da autonomia de todos os judiciário, que tem como objetivo delimitar os limites da interpretação de um  texto que seja legal. Essas mudanças  ocorrem em busca de uma melhor autonomia criando possibilidades de comunicação para com todos.
Mas essas manifestações não são encontradas só nas ruas, hoje em dia para chamar o maior número de pessoas para um protesto são usadas às redes sociais, e até mesmo para protestar usa-se elas.
Dessa forma surgiu o Ciberativismo, que significa ativismo nas redes sociais, onde pessoas fazem grupos, páginas, compartilhamentos e hashtag para defender e divulgar qualquer ação, seja ela política, socioambiental, sociotecnológica e até mesmo cultura, ou seja, as causas são diferentes, mas todas com o mesmo objetivo de uma sociedade mais justo e melhor.
Entre esses movimentos está a  “Diretas Já”, que reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas, nos dias atuais esses números são bem maiores. Outro movimento ativista envolvendo política e redes sociais dois dias atuais  é o "Fora Dilma" que teve um grande  número de pessoas envolvidas cerca de  6,9 milhões de pessoas.
Outro movimento que teve grande repercussão no Brasil e no mundo foi a  “Marcha das Vadias”, que protestava  contra as crença de que as mulheres, vítimas de estupro, de alguma forma teria provocado a violência por meio de seu comportamento, repercutiu em todo o mundo, mas apenas em Toronto "Canadá" contou  com a presença de 3 mil participantes.
Sendo assim o uso das redes sociais para influência o ativismo é caracterizado pela democracia, apesar de ser um ato democrático, o ativismo em redes  sócias  incentiva a omissão do cidadão, com isso consequentemente, serve apenas como uma medida paliativa, não resolvendo  o problema de fato especifico. Podendo promover também o ódio, intolerância e até atos de vandalismo. Sendo assim o ativismo nas  redes sociais proporciona uma  sociedade mais democrática e ao mesmo tempo uma sociedade problemática.
As diversas formas de ativismo com seus protestos, manifestações  e reivindicações foram estrema mentes fundamentais para que as  mudanças acontecessem na sociedade ao longo de toda nossa história.

Deixando claro, que o incentivo do ativismo é um fruto da democracia, mais apesar de ser um ato democrático, o ativismo na era digital  incentiva o cidadão na vida real, e consequentemente, serve somente como uma medida paliativa, ou seja, não resolve o problema de modo. Além disso, pode incitar o ódio, a intolerância e até mesmo atos de vandalismo, gerando um risco real na internet.
Portanto, fica claro que o ativismo nas redes sociais proporciona uma sociedade democrática, e problemática ao mesmo tempo pro. É necessário que o Ministério das Comunicações busque promover campanhas sobre o ambiente virtual e a melhor maneira de usá-lo. Bem como o Ministério da Educação, junto com a mídia, divulgue informações sobre a intolerância na internet. Ademais, que os próprios indivíduos façam sua parte não apenas no meio cibernético, mas também na vida real. Com isso, pode-se obter uma sociedade ativista, democrática e preocupada com as questões políticas e sociais.
CONCLUSÃO: A opinião que podemos tirar disso é que ativismo pode ser usado como sinônimo de manifestação dos cidadãos em momentos de injustiça impostos por lideres políticos que tenham uma atitude que prejudique a população, ativistas são pessoas que realmente querem participar das decisões políticas de seu país e que utiliza meios de comunicação como rede de televisão ou internet, por meio de redes sociais, reunindo pessoas menos ativas nas decisões políticas, mas com opiniões iguais e dispostas a participar de tais movimentos.
Como tudo consiste em uma ação em publico e com um grande numero de indivíduos é preciso organização para que não haja problemas causados por um grupo de pessoas menor dentre os demais que estão por uma causa que julga correta. Pode acontecer atos de vandalismo por pessoas com atitudes mais extremas.
Um ato como esse pode sim beneficiar a sociedade, mas se tiver uma causa realmente justa politicamente falando e que seja feito com organização.
Referências:   https://descomplica.com.br/blog/redacao/modelo-de-redacao-as-redes-sociais-como-meio-de-ativismo/
https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/o-ativismo-social-e-a-repercussao-cultural-politica-e-social-nas-redes-digitais/as-redes-sociais-como-meio-de-ativismo-1/8923
https://descomplica.com.br/blog/redacao/redacoesexemplares/modelo-de-redacao-redes-sociais/
https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/o-ativismo-social-e-a-repercussao-cultural-politica-e-social-nas-redes-digitais/as-redes-sociais-como-meio-de-ativismo-1/8923
http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/5792/3039
https://descomplica.com.br/blog/redacao/modelo-de-redacao-as-redes-sociais-como-meio-de-ativismo/
https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/o-ativismo-social-e-a-repercussao-cultural-politica-e-social-nas-redes-digitais/as-redes-sociais-como-meio-de-ativismo-1/8923

Nenhum comentário:

Postar um comentário