sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Cabul e a guerra do Afeganistão



Cabul e a guerra do Afeganistão


Aline de Souza
Maisa Melo
Maria Eduarda
Regina Cardoso
Rebeca Rodrigues
Taize Rodrigues
Thailah Emanuele [1]

RESUMO: No presente trabalho, abordamos sobre a guerra do Afeganistão que ocorreu na pequena cidade Cabul, localizada no Afeganistão, principiada por inúmeros fatores como a rivalidade entre grandes potências, Estados Unidos da América e União Soviética, esse conflito também teve o objetivo de reforçar o governo comunista que se encontrava ameaçado por uma revolta interna e por isso as tropas soviéticas adentraram no Afegã, os principais pontos ocorridos nesse período histórico estão  explicitados de maneira sucinta e objetiva nesse corpo de trabalho.  
PALAVRA CHAVE: Guerra, Rivalidade, Invasão
ABSTRACT: In the present work, we discuss the war in Afghanistan that took place in the small Kabul city of Afghanistan, which began with numerous factors such as the rivalry between the great powers of the United States of America and the Soviet Union, in order to reinforce the communist government. Was threatened by an internal revolt and so the Soviet troops entered the Afghan. The main points of this historical period are summarized in a concise and objective manner in this body of work.
INTRODUÇÃO: A guerra do Afeganistão que está ligada diretamente a sua capital Cabul, foi uma guerra de extrema importância para o seu contexto histórico, mesmo sendo ela descrita com todas as características de guerra, com destruições e desavenças, assim como também teve seus objetivos, resoluções e consequências. O Afeganistão sofreu uma instabilidade por dez anos, e durante a sua guerra foi envolvida com a união soviética. Falando diretamente sobre capital, Cabul, ao longo do artigo ressaltaremos seus aspectos físicos e geográficos, que apresenta grande importância, tanto para sua história como para o nosso entendimento.
DESENVOLVIMENTO: Cabul, cidade em que decorreu A Guerra do Afeganistão é a capital do mesmo, tem mais de três mil e quinhentos anos, está especificamente localizada de acordo com as seguintes coordenadas geográficas, 34° 32’ N 69° 10’ E. Em virtude de todos os conflitos que Cabul sediou, a estrutura física da cidade ganhou aspectos de destruição durante o período belicoso, porém, as características montanhosas da província em que Cabul está inserida permaneceram firmes e presentes durante todos estes momentos. O número de moradores também sofreu alterações por causa da condição hostil do lugar gerada pelas guerras, muitos deles optaram por se refugiar em locais que dispusessem de mais segurança.

A paisagem de Cabul é composta por montanhas e também planaltos, a famosa cordilheira denominada Hindu – Kusch atravessa todo território da cidade, ou seja, de leste a oeste, e o seu maior ponto chega a atingir 7.485m de altitude. E sua menor altitude é localizada em Amu Dário, um rio de 258m de altitude. A vegetação é similar as encontradas nas planícies do Oriente Médio. Contem árvores do tipo cedros, pinhos e outras árvores classificadas como coníferas, estão entre 1.830 e 3.660 metros de altitude. E no ponto mais inferior, tem vegetações rasteiras como arbustos.

A capital Cabul situada no Nordeste do Afeganistão tem seu clima quente e temperado, sua classificação climática é denominada como BSK, pois nesta região tem seu clima semiárido com um forte frio no inverno e muito quente no verão de baixa latitude e altitude. O mês de junho é o mês mais quente e abril é o mês mais úmido com altos indicies de pluviosidade. As temperaturas variam constantemente dentro de um só dia, o clima ainda é uma espécie de estepe, pois possui sua formação vegetal com pouca presença de arvores e é composta pela vegetação rasteira herbácea, mesmo no seu inverno Cabul tem um nível muito baixo de chuvas. Por causa do seu clima temperado tem também sua vegetação de florestas típicas como caducifólia e sua principal formação constitui arvores altas e de folhas grandes, além de ter sua vegetação com esse caráter, existe pouca quantidade de chuva, ou seja, escassez de chuva, a vegetação pode variar como arbustos e ervas.

Em relação a recursos hídricos que Cabul possui, é imprescindível relatar a existência de um rio que existe nessa capital, ele é conhecido pelo mesmo nome da cidade em questão, ou seja, Cabul, mas, que também recebe outros nomes como kabal. A nascente dele está situada nas montanhas de Sanglakh, próxima a uma divisória do maior e mais longa rio do Afeganistão, o rio Helmamd. O rio Cabul tem grande importância e utilidade, por isso, teoricamente as cidades agraciadas por tê-lo percorrendo os seus territórios contam com um importante agrupamento de aguas fluviais se o rio estiver em boas condições. O caminho pelo qual a água flui tem exatamente setecentos quilômetros de comprimento, a foz fica no rio Indo, a pouca distancia de Altock, este rio também se estende atingindo outras cidades além de Cabul, como Jalalabad e Chaharbagh, chega a ultrapassar os limites territoriais do Afeganistão (País em que tem origem) ao entrar no Paquistão, os afluentes que são os maiores responsáveis pelo abastecimento do rio Cabul são o Panjshir, rio Logar, rio Alingar e rio Kunar. No entanto, no de 2008, o rio que antes fora tão vivo, passou a ser um aglomerado de lixo, contendo materiais desde sacos de lixo até todo tipo de resíduos imagináveis e entulhos secos, o que virou outro infortúnio para uma região já repleta de problemas porque já existiam inúmeras mazelas e problemas que assolavam a população daquele local e região tão debilitada, isso só piorou a situação e os afegãos tiveram que lhe dar com ele que explicitamente falando era o problema de uma seca severa, mas, depois de um tempo a água do rio voltou a correr por onde passava antigamente, dentre os fatores que contribuem para volta da presença da agua no rio Cabul, é importante citar a necessidade de haver fortes chuvas e o derretimento da neve que se forma (já que o inverno que tem lá é muito intenso, as baixas temperaturas são capazes de gerar neve) para aumentar o nível do volume da água. É atípico existirem casos em que um rio tenha uma utilidade que fuga das funções básicas, como transporte e abastecimento mais o rio Cabul é exceção, ele já chegou a servir de local para a expressão da indignação das pessoas por meio de uma ação de ativistas que por causa descontentamento em virtudes da violência e tensão encontradas em Cabul, foram impulsionados a, no de 2007, coloriram das águas do rio de vermelho para simular metaforicamente o sangue das vitimas, das vidas inocentes dos civis que foram ceifadas em decorrência das guerras.

Assim como ao longo do país em que está inserido, Cabul tem muitas montanhas, No Afeganistão mesmo, o relevo é acidentado, mantido por muitas montanhas, sua principal cordilheira é Hundush, que está localizada no Nordeste do país, o relevo é constituído basicamente por margeado e masetas que são os mais elevados nas zonas. Devido a sua elevada altitude, Cabul possui um relevo formado por montanhas e planaltos, que são características de regiões que possuem mais de mil metros de altitude. As cadeias de montanhas ou cordilheiras principais de Cabul conhecidas como Hindukush podem se expandir por cerca de oitocentos quilômetros e se estendem tanto para o Norte quanto para o Sudeste. As montanhas de Tora Barra é uma montanha muito conhecida pelo Talibã, ela foi usada como escudo foi um ponto estratégico em que os Talibãs se reuniam e foi bastante importante para decidir o vencedor da guerra. Apesar de ter pouca pluviosidade, ou seja, pouca precipitação pluviométrica, nessa cidade existe florestas pluviais tropicais e o solo da região é constituído por muita areia.

A Guerra em Cabul, que é contextualizada como Guerra fria, ocorreu entre o ano de 1979 á 1989, os protagonistas desse conflito foram os Estados Unidos da América e a união Soviética, os antecedentes que marcaram a guerra, evidenciaram o antagonismo entre as duas grandes potências, como por exemplo, no período de 1947 a 1955, houve uma fase considerada ‘’quente’’ em que a tensão foi intensamente acirrada entre Estados unidos América  e a União Soviética A partir de 1979 iniciou-se uma nova fase da Guerra fria, nela a intenção de acabar com a corrida armamentista foi fracassada pela tensão existente, o Estados Unidos da América voltou a ampliar seus gastos investindo em defesa e a União Soviética passou a aumentar os ataques á África, foi nesse contexto histórico que ocorrera a ocupação Soviética no Afeganistão. é importante salientar que a Ásia central, durante o período compreendido pelo século XIX, era muito disputada entre o império Britânico e Russo, os russos almejavam obter acesso ao importante oceano índico, mas só seria possível se dominassem o território afegão, porém no ano de 1919 ele se tornou independente, primeiramente teve um regime monárquico (reinado de Muhammad Zahair Shah)  onde surgiram situações favoráveis para o golpe do Partido Democrático Popular do Afeganistão, e a invasão Russa, que tinha também o intuito de dar suporte ao regime criado pelo PDPA ao assumir o poder.

O golpe militar em abril de 1978 foi realizado, o pequeno grupo de pessoas com ajuda do exército e políticos de classe média, que se tornou uma ação política foi proclamado então o partido popular Democrata do Afeganistão (PDPA) embora a União Soviética não estivesse evoluído na Revolução o PDPA proclamou no país o socialismo ajudou e apoio o regime da liderança Soviética os Estados Unidos acusava a União Soviética de exportar a revolução.

Foram utilizados métodos para realizar um discurso sobre o golpe, logo depois de consultar o Irã, Paquistão, Turquia e a Casa Branca tomaram algumas medidas para desestabilizar, em 1979 o presidente Carter declarou que os americanos estavam se preparando para proteger seus interesses vitais, os outros países reagiram negativamente, logo depois o golpe militar provocou uma queda no equilíbrio de poder que se desenvolveu no país.

Aconteceu uma nova rivalidade entre Estados Unidos e a União Soviética que é considerado pelos americanos como reforço a posição da União Soviética na região, a sociedade afegã tinha que resolver alguns conflitos entre eles para evitar uma guerra civil, teria sido necessário prosseguir um processo político baseado nos costumes e tradições afegãs que levaria as condições presentes no país, com troca de cargo presidencial foi tomado do povo do poder, isso criou condições favoráveis para a oposição que estabeleceu laços com o estado islâmico e os Estados Unidos com o apoio externo.

O clero muçulmano tinha sido perseguido pelo regime de Amim, logo depois os cantos militares Rebeldes surgiram no Paquistão e se tornaram uma base militar e política contrarrevolução afegã, enquanto isso Forças Armadas eram enviadas para o Afeganistão através do Paquistão, eles recebiam grandes quantidades de armas Americanas chinesas e outras, as reunião eram feitas entre os líderes dos países soviéticos em Cabul e visitas eram feitas do partido do governo em outras reuniões em Moscou, em dezembro com desenvolvimento das tropas mudou porque, Brezhebev mudou de opinião que não foi compartilhado essas ideias para o comitê central de partidos comunistas como por Kosygin, nem para outros altos funcionários do estado maior, eles iriam de contra ao que tinha na ONU e nas cartas das nações, em dezembro de 1979 teve decisões positivas sobre a decisão de fatores contra ditadura em rápida mudança que era interesses de segurança do estado da União Soviética.

A Guerra Fria estava em frente, confrontando militares e estratégias globais. Um regime islâmico havia feito os americanos a buscarem uma nova estratégia para a base militar, durante muitos anos a política da União Soviética de segurança estrangeira foi construída em grande medida sobre ideologias. Os interesses dos países estavam subordinados a eles darem atenção ao apoio de Aliados ideológicos, realizando assim as operações de combate que tinham objetivos de combater as unidades de oposição mais perigosos, destruir áreas de base, como reserva de arma e materiais e técnicos, controlar as comunicações estratégicas, prestar apoio às tropas afegãs durante as operações contra formação de oposições amadas.

No entanto, tendo todos esses objetivos já adquiridos, o Mujahidin não poderia respeitar regulamente em combate aberto, eles enfrentaram problemas específicos difíceis quando operaram em altas condições de altitude, com baixas e altas temperaturas de ar. Houve também problemas com o controle.

Os efeitos positivos desta guerra começaram a fazer sentido dentro da União Soviética, em meados da década de 1980, a liderança Soviética finalmente decidiu que era essencial trazer o assunto da retirada da União Soviética.O governo se posicionou e se fortaleceu dando crédito a Najibullah e Aliados resolveram aplicar uma política que levaria enfim a interrupção de conflitos militares.

Como Consequência, essa guerra continua até os dias de hoje, gerando bilhões de gastos em orçamento. A guerra deixou aproximadamente 12 mil mortos e milhares de feridos, muitos militares sofrem com problemas psicológicos, os custos deixado pela guerra estimula-se cerca de centenas de bilhões. Por conta da guerra uma fração da população afegã fugiram do país se refugiando em outros países, como Paquistão e irã. Por conta desses conflitos a cidade sofreu com a falta do fornecimento de água potável e a falta de energia elétrica. Desde o ano de 2003 a cidade vem se reconstruindo lentamente.


REFERENCIAS:


LOCALIZAÇÃO DE CABUL ATRAVÉS DO GOOGLE EARTH:
https://earth.app.goo.gl/?apn=com.google.earth&ibi=com.google.b612&isi=293622097&ius=googleearth&link=https%3a%2f%2fearth.google.com%2fweb%2f%4034.55370695,69.197731,1792.31332181a,135937.46380699d,35y,0h,0t,0r%2fdata%3dCkgaRhJACiUweDM4ZDE2OTRjM2MxZTZkNDk6MHhlYmRmNDczNTc4MjE0NDI5GTZta7AVR0FAIS8YXHNHTVFAKgVLYWJ1bBgCIAE

Um comentário:

  1. -Não se coloca o nome "desenvolvimento" na estrutura do texto.
    -Bom texto!!

    ResponderExcluir